Adastra Consultoria coloca a disposição das empresas florestais uma completa ferramenta que é state of the art em simulação de crescimento para florestas de Eucalyptus. Devido estar implementada em Visual Basic para Excel, AddIn, a aplicação permanece simples e permite utilizar toda a potencia da plataforma Excel em análises de dados (gráficos e tabelas).
O Simulador permite projetar as informações dos inventários florestais (dap, alturas, densidade de árvores, área basal, volume, etc.) para qualquer período de tempo, podendo ser este uma data específica ou um range de idades. Adicionalmente, para o volume, é possível calcular os intervalos das estimações do volume para diferentes níveis de confiança (80%, 90% ou 95%) utilizando a simulação de Monte Carlo.
Para cada conjunto de variáveis agregadas é possível recuperar a Tabela de Distribuição Diamétrica (distribuição Weibull inversa) para cada período de projeção.
O Simulador possui, na sua estrutura, um simulador de corte, o qual permite a cubagem das tabelas de distribuição diamétricas para um máximo de 10 produtos, gerando para cada classe de dap o volume dos produtos, o número de toras e a valorização em R$.
Se você possuir as tabelas de distribuição diamétricas dos inventários, estas podem ser projetadas à uma idade determinada ou para um range de idades.
Utilizando o simulador de corte incorporado, é possível realizar a cubagem de todas as árvores considerando um máximo de 10 produtos, gerando assim uma nova tabela de distribuição de produtos onde cada classe representa o diâmetro mínimo da tora (útil para serrarias).
O Simulador foi desenvolvido utilizando técnicas estatísticas para ajuste de Equações Simultâneas (3SLS, SUR, FIML) para garantir a consistência de todas as projeções.
Para as projeções das tabelas de distribuição diamétricas foi utilizada a metodologia das pesquisas desenvolvidas por Quang Cao e Clark Baldwin, e das desenvolvidas por S.K. Nepal e G.L Somers.