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Serviços

MELHORIA DE PROCESSOS

MELHORIA DE PROCESSOS

MELHORIA DE PROCESSOS

TPM, Total Productive Managent, Melhoria de Procesos, Lean, Six Sigma

 Desenhamos, implementamos e acompanhamos, junto com você, um completo programa de melhoria de processos, trabalhando os resultados desde o que comumente conhecemos como chão de fábrica até os níveis de diretoria. Utilizamos metodologias de TPM (Total Productive Management) totalmente adaptadas às suas necessidades e características de negócio. 


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DIAGNÓSTICOS

MELHORIA DE PROCESSOS

MELHORIA DE PROCESSOS

Auditorias, Dagnósticos, Processos, Melhoria

Apoiamos sua gestão por meio do desenvolvimento de diagnósticos específicos (segurança das instalações e das pessoas, meio ambiente, logística, qualidade, manutenção, produção, planejamento e controle da produção etc.) ou globais no intuito de identificar os gaps entre a situação atual e a situação esperada, identificando os riscos associados e as fontes de melhoria necessárias, propondo planos de ação e indicadores de gestão. 

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CERTIFICAÇÕES

ANVISA E REPRESENTAÇÃO TÉCNICA

ANVISA E REPRESENTAÇÃO TÉCNICA

Certificações, ISO, Padronização de Processos.

 Apoiamos na implementação das Certificações: ISO (9001 qualidade, 13485 produtos médicos, 14001 meio ambiente, 45001 saúde e segurança ocupacional, 50001 energia) e FSC (Forest Stewardship Counsil) quanto ao correto desenvolvimento de todas as etapas preparativas a este processo, bem como assessoramos na manutenção das certificações, com foco na melhoria continua do Sistema de Gestão. 


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ANVISA E REPRESENTAÇÃO TÉCNICA

ANVISA E REPRESENTAÇÃO TÉCNICA

ANVISA E REPRESENTAÇÃO TÉCNICA

Assuntos Regulatórios, ANVISA, Vigilância Sanitária, Produtos Controlados, Representação Técnica.

 Prestamos suporte em assuntos regulatórios, voltados à Vigilância Sanitária e ANVISA, para Produtos de Higiene, Cosméticos e Saneantes.

Temos disponibilidade de parceria para representações técnicas com objetivo de atender aos requisitos regulamentares.




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MELHORIA DE PROCESSOS

TPM, Total Productive Managent, Melhoria de Procesos

Por que implementar um Sistema de Melhoria de Processos ?

São diversas as situações que fazem as empresas perderem a linha de base ou "center line" dos processos e a condição básica dos equipamentos. Enfoque errado do sistema de gestão da manutenção, orçamentos enxutos que partem da base da existência de processos padronizados e parametrizados, quando na realidade não há, carência de mão de obra capacitada, liderança sem as competências técnicas adequadas, carência de indicadores (KPI) ou existência de indicadores não significativos para o acompanhamento do desempenho dos processos, estes são alguns exemplos entre muitos outros.

Quando as margens são cada vez mais enxutas e a concorrência começa a se distanciar, é um forte sinal para começar, se ainda não possui, a investir em programas de melhoria continua que permitam recuperar a eficiência perdida. 

Devido à velocidade com que o mercado muda, hoje torna-se mandatório estreitar a brecha existente entre empresas de pequeno porte versus as de meio porte; assim como entre as empresas de meio porte versus as de grande porte. Embora exista a brecha quanto à capacidade de produção e volume de vendas, esta não necessariamente deve-se refletir na eficiência produtiva ou na gestão. Em outras palavras, o tamanho da empresa não guarda relação alguma com a rentabilidade e eficiência dela.

Montar um Programa de Melhoria Contínua precisa de uma quebra de paradigma, do comprometimento da Alta Direção da empresa e da consequente mudança cultural.

O que e quando implementar ?

Quando trata-se de melhoria, muito se fala na indústria do TQM, TPS, TPM, 5S, Lean, Six Sigma, Kaizen, etc. Recomendamos verificar o nível de maturidade na sua organização, pois é ele quem definirá o sucesso do programa a ser implementado. Como exemplo temos: numa indústria sem padronização nos processos produtivos, onde provavelmente as causas sejam básicas, não é recomendável implementar Lean ou Six Sigma, pois a organização deve primeiramente amadurecer, neste caso o recomendável seria começar por 5S e na sequencia TPM, pois são esses os que prepararão à organização desde sua base. Antes de escolher é fundamental entender o grau de maturidade na sua organização, já que esse será fator de sucesso ou fracasso da implementação do seu projeto.

Detalhamento dos Serviços

  1. Treinamentos para 5S, TPM, Lean, Six Sigma, Kaizen, PDCA, Análises de Causa Raiz;
  2. Desenvolvimento, implementação e acompanhamento de programas específicos de Melhoria Contínua, totalmente adaptados à realidade da sua organização;
  3. Auditoria aos seus atuais programas de melhoria contínua com ênfase na identificação   de oportunidades de aprimoramento quanto à abrangência, ferramentas utilizadas, KPIs definidos, Quadros de Gestão à Vista, entre outros.

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DIAGNÓSTICOS

Auditoria, Diagnósticos, Melhoria

Por que realizar Diagnósticos ?

O diagnóstico é uma ferramenta interessante para verificar de forma objetiva e independente os gaps ou brechas que se originam nos processos devido á dinâmica das empresas; quantidade, complexidade e recorrência de problemas; quadro enxuto de funcionários associado a processos não padronizados nem parametrizados; etc. Esta ferramenta é indicada para empresas que necessitem identificar e quantificar o desvio do "set point", e para Diretores, Gerentes e Administradores que estejam assumindo novos desafios em novas organizações ou em áreas diferentes dentro da mesma organização e que necessitem de uma posição clara e objetiva dos principais desafios de curto, meio e longo prazo, que enfrentarão.

Detalhamento dos Serviços

  1. Diagnóstico em Processos de Produção Industrial;
  2. Diagnóstico em Manutenção Industrial;
  3. Diagnóstico em Sistema de Gestão de Qualidade;
  4. Diagnóstico em Sistema de Gestão de Segurança;
  5. Diagnóstico em Planejamento e Controle de Produção;
  6. Diagnóstico em Supply Chain;
  7. Diagnóstico quanto aos atendimentos normativos pertinentes; 
  8. Definição e implementação de KPIs.


Cada Diagnóstico considera a elaboração, junto com a empresa, de um completo plano de ação para as fragilidades e oportunidades identificadas, bem como podemos auxiliar no acompanhamento na execução do plano. 

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CERTIFICAÇÕES

Certificações, ISO, Padronização de Processos.

Por que Certificar ?

Através das certificações as empresas podem demonstrar às outras instituições, sejam essas financeiras, governamentais, parceiros, clientes intermediários e clientes finais, que a sua empresa possui processos padronizados, liderança e equipe comprometidas com a satisfação do cliente e treinadas para as suas funções, respeito com o meio ambiente e cuidados com os seus colaboradores.

ISO 9001; 13485; 14001; 45001 e 50001

Correspondem respectivamente às normas de gestão em qualidade, produtos médicos, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, e gestão da energia. Estas foram escritas pela ISO (International Organization for Standardization) uma das maiores organizações do mundo desenvolvedora de padrões internacionais, portanto, seguem a mesma abordagem “planejar, fazer, checar, agir” (ciclo PDCA) que estava prevista na norma mais antiga ISO 9001. Todas estas normas colocarão à empresa num patamar de excelência em gestão e performance, trazendo ganhos quantitativos, através da padronização dos processos, estabelecimento de controles, análises de desempenho e atendimento a requisitos legais, com a esperada redução de custos. 


A ISO 13485 traz a segurança ao cliente de que o produto e/ou serviço, adquirido através de una empresa certificada, segue os padrões de regulamentação exigidos pelos órgãos competentes. Esta norma é bastante aplicada como uma forma de validação de fornecedores, tanto nacionais quanto internacionais.


FSC (Forest Stewardship Counsil)

Por meio das certificações de Cadeia de Custodia ou CoC, Chain of Custody pela sua sigla em inglês, e de Madeira Controlada ou CW, Controlled Wood pela sua sigla em inglês, as empresas podem demonstrar que possuem um sistema robusto de rastreabilidade, garantindo que seus processos produtivos não utilizam insumos derivados de madeiras de florestas que não cumpram com os critérios estabelecidos pelo FSC Internacional, como por exemplo:


Tratando-se de CoC, as madeiras:

  1. possuem um Manejo Florestal Certificado FSC.


Tratando-se de CW, as madeiras não são:

  1. exploradas ilegalmente;
  2. exploradas em violação de direitos tradicionais e humanos; 
  3. oriundas de florestas nas quais altos valores de conservação estejam ameaçados por atividades de manejo; 
  4. oriundas de florestas sendo convertidas em plantações ou uso não-florestal; 
  5. de florestas nas quais árvores geneticamente modificadas sejam plantadas. 

Detalhamento dos Serviços

  1. Avaliação de diagnóstico da empresa para identificar as necessidades de adequação para fins de atendimento aos requisitos da respectiva norma em questão;
  2. Criar um Master Plan a partir da análise obtida com a avaliação de diagnóstico;
  3. Assessoria na estruturação das sistemáticas de trabalho, controles operacionais e validações necessárias que garantam a boa performance dos processos produtivos e administrativos e/ou a qualidade dos produtos, seguindo as premissas da norma em questão, além do atendimento a requisitos regulamentares e estatutários;
  4. Criar e/ou revisar informação documentada para adequação e padronização das sistemáticas de trabalho, com foco nos atendimentos aos requisitos da norma em questão;
  5. Apoio nos Mapeamentos de Processo, Análise de Risco e Mitigação destes;
  6. Desenvolvimento conjunto com a empresa de uma Matriz de Competências;
  7. Apoio no material para Conscientização e Comunicação do sistema de gestão;
  8. Elaboração de material para treinamentos sobre as sistemáticas definidas para os colaboradores envolvidos nos processos aplicáveis ao sistema de gestão em implementação;
  9. Validar e/ou parametrizar o sistema de calibração de equipamentos da empresa, para as normas as quais este item se aplica;
  10. Estruturação das reuniões de análise crítica para avaliação de desempenho do Sistema de Gestão;
  11. Realização de auditoria interna e acompanhamento de auditorias externas da certificadora;
  12. Apoio para tratamento das não-conformidades identificadas.

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ANVISA e REPRESENTAÇÃO TÉCNICA

Assunto Regulatórios, ANVISA, Vigilância Sanitária, Produtos Controlados, Representação Técnica.

Por que ter uma prestação de serviços em temas relacionados à Vigilância Sanitária e ANVISA ?

Porque há muitas normas aplicáveis aos Produtos de Higiene, Cosméticos e Saneantes; no entanto, a equipe da Adastra possui o conhecimento e a expertise necessária para fazer com que sua empresa atenda devidamente as regulamentações voltadas a sua área de atuação, de uma forma rápida,  dinâmica e assertiva, por ser a rotina da nossa empresa.

Com uma empresa devidamente regulamentada evitam-se multas, interdições totais e/ou parciais, recolhimento de produtos e problemas junto aos órgãos públicos, além de evitar que sua equipe gaste tempo em tentar apurar todas as normas aplicáveis e ainda ler e interpretá-las, podendo ainda correr o risco de não implementá-las em sua totalidade.

Por que ter um Responsável Técnico "RT" ?

O Responsável Técnico “RT” é uma obrigatoriedade demandada pela legislação, para a aquisição de Licenças Sanitárias e Autorizações de Funcionamento de Empresa para Produtos Controlados. 

Com um profissional qualificado, e que possua todo conhecimento necessário, sua empresa fica totalmente respaldada no âmbito regulamentar. 

Detalhamento dos Serviços

  1. Prestamos suporte em assuntos regulatórios, voltados à Vigilância Sanitária e ANVISA, quanto aos seguintes produtos controlados: Produtos de Higiene, Cosméticos e Saneantes, no que se refere a consultorias e/ou execução da montagem e protocolo dos processos para regularização de sua empresa e/ou produto (Licença Sanitária, Autorização de Funcionamento de Empresa, Cadastro, Registro, Notificação, entre outros), tanto para itens nacionais quanto para fins de importação e/ou exportação. Este serviço pode ser suportado às Indústrias, Importadoras, Distribuidora/Armazenadoras e às Transportadoras.
  2. Realizamos diagnósticos de sua empresa quanto aos atendimentos normativos pertinentes, além de construir junto com a empresa um plano de ação para as fragilidades identificadas, bem como auxiliamos na elaboração e/ou revisão da documentação da Garantia da Qualidade, além de oferecer treinamentos para preparação de suas equipes.
  3. Temos disponibilidade de parceria para representações técnicas, com objetivo de atender aos requisitos regulamentares, colocando estes em prática no dia a dia de sua empresa.

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Eficiência Energética, Gestão da Energia, Iso 50001

Gestão de energia iso 50001

Informações adicionais

ISO 50001 é uma norma internacional desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO) e publicada no ano de 2011. Nesta norma se determinam os requisitos que demonstrarão que uma organização, sem importar o tamanho ou atividade, possui gestão da energia utilizada nas suas instalações, com critério de eficiência energética. Tal gestão abrange desde a compra da energia até as medidas necessárias para promover a economia nos energéticos. 


Eficiência Energética nada mais significa do que produzir cada vez com menos energia, seja esta elétrica ou térmica, garantindo assim um processo de produção otimizado, utilização racional dos recursos e menores custos operacionais.


Numa indústria, qualquer que ela seja, a eficiência energética deve ter como alvo o desenvolvimento de procedimentos operacionais que garantam o atingimento dos “set points”, ou valores alvo, definidos como padrões operacionais de produção.  


É sabida a complexidade de acompanhar e identificar cada uma das variáveis que incidem nos desvios dos consumos específicos de energéticos (eletricidade, gás, biomassa, óleo combustível, etc.). É por isto que há uma forte recomendação em investir numa certificação que trará economia financeira expressiva, através da implantação dos requisitos da ISO 50001, por meio da gestão de um dos insumos mais relevantes no processo de fabricação.


Assim como todas as Normas ISO de recente criação, elas promovem a integração da Gestão da Energia com os demais sistemas de gestão existentes na organização, sejam estes de gestão de qualidade (ISO 9001), ou de gestão do meio ambiente (ISO 14001) e de saúde ocupacional e segurança (ISO 45001) ou outros.


Adastra conta com o know-how e a experiência na implementação desta norma na indústria e pode levar a sua empresa num patamar de excelência na utilização e consumo de energéticos. 

Saiba mais

Saiba mais das normas aplicáveis ao seu negócio.

Visite diretamente o site da ISO, que ele orientara você na escolha correta.

Não perca a oportunidade de potencializar sua empresa em gestão valorizada pelos seus clientes e sociedade. 

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